Quando não fazemos escolhas

       Saudações amigos!

      Falaremos sobre escolhas no post de hoje. Veja, somos livres para fazer escolhas, não escolher nada já é uma opção, entretanto, isso tem um preço. É importante conhecer estas consequências para fazermos escolhas conscientes e não pagar pela infelicidade no futuro. Boa Leitura!



        Na clínica nos deparamos com muitas pessoas que encontram dificuldades de fazerem escolhas, isso é algo até que comum, por este motivo é que muitas pessoas adoecem. Perceba que quando não fazemos nossas próprias escolhas, "deixando a vida me levar" (já escutei essa expressão de diversas pessoas) corre o risco de a vida nos levar para um lugar que, lá no intimo, nunca foi o lugar que realmente gostaríamos de ter chegado. Além disso, quando escolhemos em não fazer escolhas, estamos renunciando sermos o protagonista da própria história, estamos renunciando os desejos mais profundo que temos e estamos renunciando a nós mesmos. Afinal, nessas circunstâncias de não escolher, a vida que levamos não é a nossa, uma vez que não somos nós que estamos fazendo as escolhas e sim das pessoas que estão fazendo escolhas por nós. Por exemplo, quantas vezes você já se queixou da sua vida e outras pessoas dizem "Olha, mas você tem uma vida boa" e começa a citar os confortos e conquistas materiais que você conseguiu ao longo da vida. Isso de fato pode ser bom para outras pessoas, mas para você é como se faltasse algo que aquilo que você tem e está vivendo, não faz sentido para você. Você já parou para pensar que nessas situações você pode estar vivendo não a vida que você escolheu para você (em partes, pois como falei não escolher nada também é uma escolha sua), mas sim vivendo a vida que as pessoas escolheram para ti? Sua vida hoje faz sentido para você? Você vive aquilo que realmente gostaria de viver? Essas perguntas nos ajudam a refletir e até despertar a pessoas que realmente somos que, em muitas pessoas, se encontram adormecidas sua autenticidade e essência, pois em algum momento da vida a pessoa parou de se escutar, de seguir sua jornada, para escutar o outro e para seguir a jornada de outro. 

        É gente, as vezes não escolher nada pode ser um preço alto a se pagar. Não mentirei para vocês, quando fazemos nossas próprias escolhas saímos muito da nossa zona de conforto, uma vez que sentimentos como inseguranças, ansiedade e até frustrações podem surgir, pois muitas vezes, ao fazermos escolhas entramos no mundo do desconhecido e corre o risco de fazermos escolhas não assertivas. Entretanto, mesmo fazendo escolhas não assertivas, é quando conhecemos muito de nós mesmos, já parou para pensar que você só sabe a marca de café que você gosta e que serve para você, depois de já ter feito diversas escolhas diferentes de marcas diferentes, então, chegou um dia que você escolheu a marca certa para você, mesmo que inicialmente não sabia qual era a melhor marca de café e, assim nunca mais quis escolher outra marca. O segredo de lidar com a vida, muitas vezes não é fugir das emoções desagradáveis que vivemos e sim enfrenta-las e vive-las de maneira que no final, algum dia, valerá a pena ter passado por isso. 

Quando somos originais, hora ou outra, a vida trará situações e vivências originais para nós também. Nunca desista de ser o protagonista da sua história e, assim, seja livre para viver a SUA vida. Viver sentimentos ruins por aquilo que queremos pode valer a pena, afinal, não têm como fugir por muito tempo de emoções desagradáveis, então, porque não viver essas emoções por aquilo que vale a pena?

       Separei um curta-metragem que fala muito sobre escolhas. Espero que gostem:



       Espero que tenham gostado, se você gostou, compartilhe com seus amigos e nos vemos na próxima. Seja a transformação! ☺ 

Izabella Lima

 

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Entenda o que é Fatalismo

Ansiedade - Vivendo no futuro