Lidando com as Frustrações

     É muito comum, desde pequenos, nos frustrarmos quando as coisas não acontecem da forma que nós planejamos. Entretanto, ao longo da minha carreira, percebi que, muitas vezes, deixamos de conquistar coisas, viver algumas experiências e desfrutar de oportunidades devido às frustrações que vivemos. A dificuldade em lidar com frustrações é observada em muitas crianças e adultos. Afinal, se pensarmos bem, por trás de um problema, normalmente, há sempre uma oportunidade. Às vezes muitas. Porém quando não sabemos nos frustrar, ficamos tão focados em sentimentos e pensamentos que surgem quando não temos o que queremos, que perdemos muitas coisas, inclusive nosso humor.

         "Eu não consigo nada", "Fulano faz tudo sempre errado", "Nada funciona direito", são comentários frequentes em pessoas que não lidam muito bem com suas frustrações, sejam consigo mesmas ou com as outras pessoas. Isso impede que a pessoa enxergue outras coisas que conseguiu ou as qualidades de terceiros, impedindo-as de perceber as coisas que funcionam, etc.

        Uma boa ilustração disso e que muitas vezes pode ser trabalhada com crianças, é o curta metragem "O Presente". O vídeo mostra a insatisfação do menino pelo cachorrinho que acabara de ganhar da mãe, pois o cão não era o que ele esperava e porque, de certa forma, o cachorro fazia ele entrar em contato com uma realidade que lhe dói. Entretanto, ele supera isso e consegue desfrutar da vida.

Segue o link do vídeo dublado:



        Bom, pessoal, é isso. Espero que tenham gostado e que cada vez mais possam perceber e identificar crenças, pensamentos e ideias que nos escravizam. Afinal, aquele que vive acreditando que as pessoas e o mundo tem o dever de lhe atender as expectativas, estarão sujeitos a sofrimentos constantes e pouco aproveitam dos prazeres da vida.

        Se este vídeo lhe ajudou, compartilhe para que alcance cada vez mais pessoas. Um abraço e até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o que é Fatalismo

O Menestrel - William Shakespeare

Ansiedade - Vivendo no futuro